Nossa História

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Gurupi, CDL Gurupi, é uma entidade de classe responsável pelo desenvolvimento, integração e defesa do comércio varejista, contribuindo para o fortalecimento e união da classe empresarial no aspecto político, econômico e social, preservando os interesses dos associados, classe empresarial em geral, sociedade e consumidores.

Fundada em 28 de outubro de 1983, sob o nome de Clube de Diretores Lojistas de Gurupi, constituída por iniciativa de um grupo de comerciantes de Gurupi, que se reuniram nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Gurupi, contando com a presença ilustre do diretor secretário da Federação dos Diretores Lojistas do Estado de Goiás, o senhor Eurípedes Ferreira dos Santos e do secretário executivo da mesma entidade, o senhor José Mateus de Souza, com o propósito de fortalecer esse segmento de mercado, dando representatividade à classe.

Na ocasião foi eleito como primeiro presidente da CDL Gurupi, o senhor Joaquim Machado Filho, sócio proprietário da empresa Vema Veículos Machado Ltda, e sua sede provisória foi instalada no prédio da Associação Comercial e Industrial de Gurupi, espaço ofertado pelo presidente da mesma.

Em 07 de fevereiro de 1995, a Assembléia Geral Extraordinária presidida pelo senhor Marcondes Joel Gonçalves de Bastos alterou a denominação da entidade, para a atual Câmara de Dirigentes Lojistas de Gurupi - CDL Gurupi, a exemplo da alteração realizada pela Federação, Confederação e demais congêneres. A partir deste momento, a entidade se firmou como órgão classista, defendendo os direitos dos associados, propondo junto às entidades públicas medidas de proteção e melhoria do comércio de Gurupi e região.

O funcionamento do Serviço de Proteção ao Crédito fornecido pela CDL alavancou o comércio de Gurupi, fornecendo aos lojistas associados maior segurança no momento de efetivação das vendas a prazo. E com o crescimento do número de associados e da busca pela modernização e melhoria no atendimento aos associados, foi inaugurada em 24 de agosto de 2007, a sede definitiva da CDL Gurupi, contando com auditório climatizado, com capacidade de 120 pessoas, amplas instalações para atendimento aos associados, consumidores e população em geral. Atualmente com mais de 490 associados, a entidade, com 29 anos de atividade, é uma referência como entidade de classe no sul do estado de Tocantins.